Seguidores

domingo, 8 de maio de 2011

Suapi em Abre Campo

Defesa Social assume
administração da cadeia pública

A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) assumiu, nesta terça-feira (dia 3), a administração da Cadeia Pública da cidade de Abre Campo, na Zona da Mata e chegou à marca de 122 unidades prisionais sob sua responsabilidade. “A transferência da responsabilidade para a Suapi dá continuidade ao projeto do Governo do Estado de transferir para a Defesa Social, até 2014, todas as cadeias que ainda se encontram sob responsabilidade da Polícia Civil”, destaca o subsecretário de administração prisional, Murilo Andrade de Oliveira.

A operação de mudança da responsabilidade sobre a guarda dos presos aconteceu de manhã, com a presença do diretor geral de segurança da Suapi, André Luís Teixeira Mourão; do diretor da nova unidade prisional, Alexandre Rabelo Ferreira e de dois representantes da Polícia Civil: a coordenadora do núcleo de gestão prisional, delegada Rosilene Alves de Souza e o chefe da Regional de Manhuaçu, delegado José Carlos Bolsoni.

Uniformes

O diretor Alexandre Ferreira descreve a transição como um momento de grande expectativa para os presos e garante que todas as metas e procedimentos da Suapi serão cumpridos. Ao assumir o comando da unidade, a Suapi transforma a cadeia pública em presídio, promovendo mudanças estruturais que vão desde o uso de uniforme (obrigatório para os detentos) até a visitação, que só será permitida após o visitante fazer seu cadastro na portaria, mediante apresentação de documentos que incluem atestado de antecedentes criminais, comprovante de residência e cópias do RG e CPF.

Com a transferência da responsabilidade para a Suapi, policiais civis e militares foram liberados para retomar suas funções de investigação e policiamento preventivo e repressivo, sendo substituídos por agentes penitenciários masculinos e femininos, especialmente treinados para assumir a função de guarda e escolta de presos.

Procedimento
Para viabilizar as adequações, nos primeiros trinta dias após a transição as visitas aos presos ficarão suspensas. A medida faz parte do Procedimento Operacional Padrão (POP), manual que disciplina os direitos e deveres dos detentos, funcionários e visitantes, adotado em todas as unidades prisionais do Sistema de Defesa Social.

Todos os detentos passarão a ter a garantia também, a partir de agora, a atendimentos jurídico, social, odontológico, médico, psicológico e quatro refeições diárias, com cardápio supervisionado por nutricionista.

(Jonathan - Jornal Regional de Raul Soares)

Um comentário:

  1. Vamos torcer para policiais civis e militares sejam liberados para suas funções de investigação e policiamento preventivo e repressivo e que nossa região tenha mais segurança.

    ResponderExcluir