Seguidores

terça-feira, 24 de maio de 2011

Ligações mais baratas

DDD mais barato vai beneficiar
5,5 milhões em Minas Gerais

Moradores de 39 regiões metropolitanas de todo o país vão poder fazer ligações ao custo de chamadas locais para cidades vizinhas a partir de sábado. A medida, divulgada segunda-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vale para localidades que apresentem continuidade geográfica ou o mesmo código de área nacional (DDD). A expectativa é de que a mudança beneficie até 68 milhões de pessoas em todo o Brasil, em cerca de 560 municípios.

Em Minas Gerais, 5,5 milhões de moradores das regiões metropolitanas de Belo Horizonte e do Vale do Aço serão beneficiados, de acordo com os cálculos da Anatel. A Grande BH é composta por 34 municípios e terá 5,1 milhão de pessoas que vão poder pagar menos para ligar para a cidade vizinha. A região do Vale do Aço, com quatro municípios, terá 429 mil beneficiados. Os municípios de Itaguara, pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Santana do Paraíso, no Vale do Aço, não foram contemplados por possuírem DDD diferente da região metropolitana de origem. Minas Gerais tem 4 milhões de acessos fixos, 112,4 mil telefones públicos, e 21 milhões de acessos móveis.

A mudança foi publicada pela Anatel em 21 de janeiro, com a revisão do Regulamento sobre Áreas Locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). O novo regulamento amplia os critérios de definição de áreas locais, que passam a abranger o conjunto de municípios pertencentes a uma região metropolitana ou região integrada de desenvolvimento (Ride) que tenham continuidade geográfica e pertençam a um mesmo DDD
.
O novo regulamento também estabelece que as novas situações que se enquadrem na definição de áreas com continuidade urbana ou em decorrência de solicitação fundamentada por parte da concessionária de telefonia fixa na modalidade do serviço local serão revistas anualmente. Os valores de ligações entre fixos e móveis – e vice-versa – não sofrerão mudanças com as alterações de áreas locais.

Em Minas Gerais, alguns municípios também entraram na Ride do Distrito Federal e entorno. (Estado de Minas)


(Jonathan - Jornal Regional de Raul Soares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário