Seguidores

sexta-feira, 19 de junho de 2009

A vaca foi pro açougue e o consumidor foi pro brejo dos preços altos

Preço do leite tem a maior alta dos últimos 13 anos


Entre maio e junho, reajuste do produto foi de 12%, segundo a FGV. Oferta de leite caiu neste ano, na comparação com 2008

Como foi previsto em 10 de Abril de 2009 aqui neste blog, por este comentarista, a vaca foi pro açougue e o consumidor está no brejo dos preços altos.

Pagar mais caro pelo leite é comum nesta época de entressafra. Mas o aumento do preço surpreendeu neste ano: é o maior desde 1996.
De janeiro a maio de 2009, o preço do leite tipo longa vida subiu 20,2%, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a maior variação em 13 anos.

As pesquisas de preços mais recentes confirmam a sequência de aumentos. Considerada a variação entre os dias 11 e 17 dos meses de maio e junho, a alta foi de 12% em 30 dias. E o motivo do aumento nos supermercados é a queda na produção de leite no país.

Produção

Nos primeiros quatro meses do ano, a oferta de leite no mercado nacional caiu 7%, na comparação com a mesma época do ano passado. E o reflexo do preço do leite fez o movimento inverso, com uma subida embalada pelos problemas no campo.

Em uma fazenda de Minas Gerais, menos de um terço das vacas produz leite agora. E o dono reclama que está gastando muito com ração, por causa de seca e da falta de pasto. “Neste período de entressafra, meu custo de produção aumenta em torno de 40% só de alimentação”, diz o produtor de leite André Luiz Alves.
Do G1, com informações do Jornal Nacional
http://www.agazeta.net/index.php?option=com_content&view=article&id=5300:preco-do-leite-tem-a-maior-alta-dos-ultimos-13-anos&catid=45:brasil&Itemid=147

Quando o preço do leite pago ao produtor está muito baixo como aconteceu no início de ano, devido a importação de leite vindo da Europa disfarçado, rotulado, de leite argentino ou uruguaio o produtor fica com as melhores matrizes e descarta as vacas reprodutivas, então com pouco leite, e se os preços baixos continuarem por muito tempo e a matança de vacas e novilhas for muito grande, então o mercado começa a pagar melhor preço ao produtor e consequentemente a cobrar preços absurdos do consumidor, é a maldição da vaca que foiprecocemente pro açougue, ela se vinga no consumidor que se afunda no pantanal dos preços altos.
http://amorordemeprogresso.blogspot.com/2009/04/vaca-vai-pro-acougue-e-o-consumidor-vai.html

Governo brasileiro suspeita de fraude na compra de leite em pó do Uruguai

Uma missão do governo brasileiro desembarca nesta sexta-feira no Uruguai, para tentar um entendimento em relação ao leite em pó. As importações daquele país ultrapassaram 7 mil toneladas nos quatro primeiros meses de 2009, enquanto em todo o ano passado o volume adquirido dos uruguaios foi de cerca de 4,5 mil toneladas. Já existem pedidos de mais 14 mil toneladas.

Há suspeita de fraudes nas importações não apenas do Uruguai, mas também da Argentina. A Receita Federal investiga a possibilidade de triangulação, em que o leite não seria produzido no Mercosul, e sim em terceiros países, mas entra no Brasil com tarifa zero. No caso do Uruguai, avalia-se ainda se há prática de dumping (preços muito baixos). A Argentina não se enquadraria nesta situação porque aceitou um acordo de preço mínimo com o Brasil em abril.

As importações do Uruguai estavam quinta-feira na pauta da reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

Reportagem de O Globo publicada em 18/06/2009 às 23h55m

Nenhum comentário:

Postar um comentário