Seguidores

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mineroduto Minas-Rio provoca corrida por aluguéis em Sericita e arredores

Casas em Sericita, Pedra bonita, Abre Campo e distritos como Cachoeira Torta e arredores estão sendo alugadas pela empreiteira responsável pela implantação do mineroduto Minas-Rio para acomodação de seus funcionários.


Proprietários de casas com dois ou mais banheiros tem sido procurados para alugarem suas casas por preços até então desconhecidos na região. Alguns destes proprietários estão saindo de suas casas e mudando  para casas menores ou de parentes na esperança de ganhar um dinheiro extra. 


Ontem, entrevistei um morador de Sericita que alugou sua casa e se mudou para uma casa menor de propriedade da família dele, o contrato é por um ano e a grana extra é sempre bem vinda. 


O projeto de minério de ferro da sul-africana Anglo American no Brasil, conhecido como projeto Minas-Rio, já conta com 53% de realização (engenharia, suprimentos e obras físicas). O empreeendimento liga operações de extração de minério, em Minas Gerais, ao porto do Porto Açú, no litoral norte do Estado do Rio, a 525 km de distância.

A empresa informa que das obras, 44% do total já foi executado, sendo 15% das obras civis. No mineroduto, 25% da obra linear estão finalizadas. Já o terminal de minério do porto tem 65% dos trabalhos concluídos. Ao todo, há 9,5 mil trabalhadores nas obras do projeto nos dois Estados.



O mineroduto tem cerca de 550 km de extensão e cruza 32 municípios nos estados de MG, RJ e ES. O mineroduto transportará o minério de ferro extraído em Conceição do Mato Dentro em Minas Gerais. Os investimentos para sua construção giram em torno de US$ 6 bilhões. Sua conclusão está prevista para ano que vem, 2012 e a estimativa é de que transporte cerca 26 milhões de minério de ferro produzidos até 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário