Seguidores

terça-feira, 21 de outubro de 2008

FESTIVIDADES

João do Mato
Consta no histórico de Sericita uma tradicional comemoração no dia primeiro de Janeiro, denominada João do Mato, um misto de alegria e uma bagunça saudável. A realização desse evento mobiliza várias pessoas e está aberto a quem quiser participar crianças, adultos, jovens, terceira idade, etc.
As pessoas se caracterizam de forma não convencional, de acordo com a criatividade de cada um, há um lugar específico para a caracterização das pessoas e a partir desse local é traçado o percurso por onde eles irão passar, retornando em seguida ao local de origem.
É muito engraçado e divertido, algumas pessoas são impossíveis de se reconhecer, homens que se vestem de mulher e mulheres que se vestem de homem, monstros, muitos impossíveis de se identificar, não é possível saber quem é quem.
Com fim da passeata, no seu local de início, a comemoração ainda continua. Uma festa com música e muita comida.
O objetivo principal é não ser identificado por ninguém, despertando a curiosidade nas pessoas que estão os vendo passar, muitas pessoas vão acompanhando durante a passeata.


















8 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. O "JOÃO DO MATO", tema da reportaagem, representa o que é conhecido em outras regiões de Minas e de outros estados, a Folia de Reis. Normalmente esse evento é realizado proximamente ao dia 1º de janeiro.
    Lá na Ponte Coberta, onde nasci e vivi toda minha infância, acontecia o "JOÃO DO MATO", sempre organizado pelo Senhor Raimundo Roque, pessoas conhecidíssima na região. Eram muitas as pessoas que aderiam a essa festa tradicional.
    Como está na reportagem, a turma saia do Córrego do Matipozinho, passava pelas residências à beira da estrada e seguia para a sede do Município. À tardinha retornava para o encerramento.
    Todos os asnos agurdava com grande espectativa, criança que eu era, o dia do "João do Mato", cujos integrantes, ao som de tambores, viola ou violão e safona, entoavam uma música alusiva ao evento:

    "O JOÃO DO MATO JÁ CHEGOU
    VEM VISITAR QUEM CAPINOU
    O JOÃO DO MATO NÃO TEM MUIÊ
    ELE CASA HOJE SE DEUS QUISÉ
    ..................
    ATÉ QUAND'É, ATÉ QUAND'É
    ATÉ PARA O ANO SE DEUS QUISÊ"

    A letra era mais ou menos assim, claro que não me lembro exatamente...
    Mas fica aqui esse meu registro, e espero que outras pessoas possam resgatar essa parte da História do nosso Lugar.

    ResponderExcluir
  3. Conheçam o berço do "JOÃO DO MATO"
    Na PONTE COBERTA, como o próprio nome indica, havia uma ponte coberta, cuja construção foi sob a responsabilidade do meu Avô, José Ângelo Gonçalves, o "Seu Zé Anjo", pai de muitos, entre eles o Fisico, meu pai.
    Na casa do meu ancestre e posteriormente, na minha casa, o cortejo do "João do Mato" passava e se apresentava com as danças típicas. Alí ficava por um bom tempo. Depois seguia para outra casa, até chegar em Sericita....

    Pra saber mais sobre Ponte Coberta, acesse:
    http://groups.msn.com/recordarpontecoberta

    Abraços... até !

    ResponderExcluir
  4. Ainda sobre o "João do Mato", lembro que pessoas assistindo a apresentação da folia de Reis, comentavam entre si sobre quem poderia estar escondido naquelas fantasias. Estas feitas com roupas diferentes, máscaras que cobriam todo o rosto... o engraçado disso é que alguns integrantes do grupo, para quebrar a timidez, tomavam uma "pinguinha" antes, embora isso fosse desnessário, já que era difícil a sua identificação.
    O único participante do JOÃO DO MATO, reconhecido por qualquer pessoa, era o saudoso João Cardeiro, ou simplesmente Cordeiro. Era ele quem se fantasiava de BOI, e era o único que se prestava a essa função nesse evento folclórico.

    Até mais, abraços.

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkk
    adorei
    eu conheço muitos desses lugares,mesmo não morando esse ano aí

    ResponderExcluir
  6. AGRADEÇO AO ADMINISTRADOR DESTE BLOG POR TER ME ATENDIDO NAQUILO QUE SOLICITEI... MUITO OBRIGADO.
    GOSTARIA QUE ALGUÉM, COMO POR EXEMPLO, O PAULINO DO ZOCA, DESPORTISTA, DEVE SER VASCAINO, CONTASSE ALGUMAS FAÇANHAS DAS AGREMEAÇÕES DE SERICITA E REGIÃO. UM CASO INCOMUM, FOI AQUELA DERROTA DO PODEROSO NACIONAL, COM ADÃO SOLDADO, PADRE ADELINO, ADÃO SOLDADO, ONI, ZÉ BISPO.... ETC.. ETC.. PARA O XII DE MAIO, ISSO MESMO, O MODESTO TIME DA RAIZ, PELO PLACAR DE 1 X 0, com gol do Tãozinho....

    ResponderExcluir
  7. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.
    VOU DIVULGAR ESTE BLOG É SHOW FELICIDADES

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho boas lembranças deste lugar, apesar de estar menino na época,lembro com saudades do meu avô Zé Anjo ( Padrinho ) e Dona Silvia ( Madrinha ), a casa ( bem grande ) com pomares à volta , o moinho, o rio , as lagoas, o sumidouro ( lugar próximo onde o rio ficava subterrâneo por uns 300 mts, formando algumas panelas onde pescávamos), era a nossa alegria. Tenho algumas lembranças a compartilhar. Zé do Tantão > 31-84021600

    ResponderExcluir