Seguidores

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Aprovação automática é 'barbaridade', diz Lula

"Quando se decidiu que uma criança não precisaria fazer prova, que seria aprovado, estudasse ou não, cometemos uma barbaridade, com o aluno e o professor"

Lula classifica aprovação automática como 'barbaridade'

O presidente defendeu a qualificação dos professores.

Ele também criticou greves no setor de educação.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou nesta terça-feira (21) o sistema de aprovação automática - pelo qual os estudantes não repetem o ano e são retidos somente ao final de ciclos - como uma "barbaridade".

"Quando nesse país se tomou a decisão de universalizar o ensino fundamental sem levar em conta a qualidade, demos um passo para frente e dois para trás. Quando se decidiu que uma criança na escola não precisaria fazer prova, que seria aprovado, estudasse ou não, cometemos a segunda barbaridade, com o aluno e com o professor", disse Lula, durante cerimônia de comemoração aos 60 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O presidente Lula defendeu também a qualificação dos professores: "Se o professor der uma aula e o aluno não entender, o aluno precisa estudar mais. Se der duas aulas, o aluno não entender... Na terceira, o professor tem de voltar para escola."

Lula estava acompanhado do ministro da Educação, Fernando Haddad. Em discurso, o ministro informou que o Sistema Nacional Público de Formação de Professores, que pretende garantir um padrão de qualidade para os cursos de formação de docentes, está em fase de consulta pública para se tornar um decreto presidencial.

"Esse decreto e o planejamento dele decorrente (...) vai dar conta da melhoria da educação básica", disse Haddad.

Greve

No evento na SBPC, Lula criticou ainda greves no setor de educação. "Eu sempre tive discordância com greve de professor no ensino fundamental. Acho que greve de 80 dias, 90 dias, era desastre. O desgaste maior para um governador não é parar [as aulas]. O desgaste é a aula ser melhor a cada dia e o aluno levar uma cartinha para o pai dizendo que o professor está trabalhando muito, mas o governador não paga o suficiente."

Do G1
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL830650-5604,00-LULA+CLASSIFICA+APROVACAO+AUTOMATICA+COMO+BARBARIDADE.html


em 26 de Outubro de 2008 05:49orge luiz disse...

Ainda bem... Até agora, sabe-se lá por que motivos, há alguns anos,implantaram esse vergonhoso sistema de "aprovação automática" na educação pública brasileira (dizem alguns que foi para que houvesse o reconhecimento internacional de nosso sistema educacional e, consequentes empréstimos). Se fosse plausível esse sistema, ele teria sido implantado primeiramente nos países do 1° mundo, para depois ser copiado pelas escolas particulares tupiniquins... Até que enfim, alguém enxergou esse disparate... E foi alguém sem grande sem grande formação acadêmica... Vejam só, um torneiro mecânico, de origem nordestina (Obs.: em todas as vezes que ele foi candidato, eu NÃO votei nele ). Esse nosso Presidente está surpreendendo muita gente! Acho que um dia, ainda vou votar nele!!!!! 

JORGE ROCHA

Um comentário:

  1. Ainda bem... Até agora, sabe-se lá por que motivos, há alguns anos,implantaram esse vergonhoso sistema de "aprovação automática" na educação pública brasileira (dizem alguns que foi para que houvesse o reconhecimento internacional de nosso sistema educacional e, consequentes empréstimos). Se fosse plausível esse sistema, ele teria sido implantado primeiramente nos paíseãs do 1° mundo, para depois ser copiado pelas escolas particulares tupiniquins... Até que enfim, alguém enxergou esse disparate... E foi alguém sem grande sem grande formação acadêmica... Vejam só, um torneiro mecânico, de origem nordestina (Obs.: em todas as vezes que ele foi candidato, eu NÃO votei nele ). Esse nosso Presidente está surpreendendo muita gente! Acho que um dia, ainda vou votar nele!!!!! JORGE ROCHA

    ResponderExcluir