Seguidores

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

EUA sabotaram o crescimento do Brasil no pós-guerra

Entre o fim da segunda guerra e o governo de JK, ou seja entre os anos 1946 e 1955 os EUA sabotaram o desenvolvimento brasileiro, conforme documentos da CIA

O sonho desenvolvimentista do Brasil estava amarrado pelo governo norte-americano, que associava iniciativas nacionalistas com ameaça à segurança e aos negócios yankes.
O secretário do tesouro, George Humpheym sustentava que os Estados Unidos não tinham motivo para subsidiar um desenvolvimento potencialmente competitivo.
A política americana desse período foi documentadamente narrada em 1989, por Gerald Haines, da equipe de hitoriadores da CIA. Em seu severo Americanizian Of Brasil, ele escreveu: "Advogando uma política neocolonial e neomercantilista, os funcionários americanos queriam criar e manter um fluxo de matérias primas brutas brasileiras. Eles não queriam que o Brasil desenvolvesse uma capacidade industrial competitiva, especialmente em relação a materiais estratégicos.(1)

Os brasileiros não conheciam a extensão do desinteresse americano pela expansão industrial brasileira, felizmente JK intuiu ou tinha fontes que o informasse e se insurgiu contra este tipo de dominação.
Fonte: (1) Gerald K Haines citado por Élio Gaspari em "A Ditadura Derrotada" páginas 130/131

Nenhum comentário:

Postar um comentário