Seguidores

sexta-feira, 10 de abril de 2009

A vaca vai pro açougue e o consumidor vai pro brejo

Durante os últimos dias estive em contato com pequenos pecuaristas do interior de Minas, mais especificamente na zona da Mata Mineira e constatei o grande número de vacas e novilhas sendo vendidas para abate.
Qualquer pessoa míninamente informada sabe que a pecuária vive ciclos de preços bons e preços ruins, ciclos de aumento do rebanho de carne e leiteiro e ciclo de descarte.
Quando o preço do leite pago ao produtor está muito baixo como está acontecendo neste início de ano, devido a importação de leite vindo da Europa disfarçado, rotulado, de leite argentino o produtor fica com as melhores matrizes e descarta as vacas reprodutivas, mas com pouco leite, se o período de preços baixos persistir por muito tempo e a matança de vacas e novilhas for muito grande, o estrago no rebanho será sentido dentro de dois a três anos, então o mercado começa a pagar melhor preço ao produtor e consequentemente a cobnrar preços absurdos do consumidor, é a maldição da vaca que foi precocemente pro açougue, ela se vinga no consumidor que se afunda no pantanal dos preços altos.

De Josè Gerado da Silva

Sobre este assunto republico texto do G1/Estado sobre o leite triangulado pela Argentina

Argentina empurra leite barato para o Brasil

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou hoje que dados do governo mostram que a Argentina está "empurrando" leite a preços baixos para o mercado brasileiro. Segundo ele, o Brasil não pode "virar depósito de excesso de leite", num momento em que a Argentina não tem para quem vender. Ele fez as afirmações ao participar de evento na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), onde se discutia o setor de lácteos.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acusa a Argentina de triangulação na venda de leite para o Brasil, alegando que há indícios de que o produto esteja sendo comprado da União Europeia por preços abaixo do custo de produção e revendido para o Brasil.

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1077024-9356,00-STEPHANE

Nenhum comentário:

Postar um comentário