Seguidores

domingo, 25 de janeiro de 2009

Cotochés encerra atividades e a marolinha de demissões

Mais grave do que as demissões em massa que têm sido anunciadas pelas grandes companhias são os cortes promovidos pelas empresas de menor porte, na opinião de Valdir Pietrobon, presidente da Fenacon (federação de empresas contábeis). "Ninguém está vendo a quantidade de pequenas empresas que estão sendo fechadas e as demissões que isso traz", afirma. Segundo Pietrobon, que também tem um escritório, cerca de 20% dos funcionários de seus clientes já foram demitidos. "Isso devia ser uma preocupação nacional. Se uma empresa tem dez funcionários e manda três embora, é muito sério, apesar de socialmente não parecer tanto." (1)

Cotochés encerra atividades
Um exemplo deste desastre social aconteceu em Rio Casca em Minas Gerais, onde a Perdigão demitiu 163 trabalhadores e o governo federal nada fez para impedir.
Eu digo o governo federal, pois o controle acionário da Perdigão, 55,38%, está nas mãos dos fundos de pensão que são controlados por companheiros do PT

Vejam a composição acionária da Perdigão, conforme a ANAPAR(2)

% participação dos principais acionistas

15,72% - PREVI - Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil
11,72% - PETROS - Fundação Petrobrás de Seguridade Social
6,43% - SISTEL -Fundação Telebrás de Seguridade Social -
4,59% - FAPES Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES -
4,15% - VALIA - Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social
3,55% - REAL GRANDEZA - Fundação de Previdência e Assistência Social
2,17% - LIBRIUM Fundo de Investimentos em Títulos e Valores Mobiliários
1,50% - PREVI-BANERJ Caixa de Previdência dos Funcionários do Sistema Banerj
0,11% - PSPP Perdigão Sociedade de Previdência Privada -
5,45% - Weg Participações e Serviços S.A.
55,38% - Total

A partir de agora as operações industriais ficarão concentradas na unidade de Sabará, onde serão fabricados leites fluidos, aromatizados e creme de leite.
A produção de queijos e requeijão será terceirizada, também em fábricas mineiras.
As instalações de Rio Casca devem funcionar apenas como posto de recepção e resfriamento da produção de leite da região. Com o fim das operações industriais da unidade, 163 funcionários de Rio Casca foram dispensados. Alguns colaboradores permanecerão para trabalhar na recepção e resfriamento do leite.
Uma verdadeira selvageria que se faz com a economia riocasquense.
Mais do que lamentar o ocorrido; num momento como este há que se empenhar, o poder executivo e a iniciativa privada para que outros investimentos venham fortalecer a economia de nossa cidade.
Imaginem o seguinte impacto :
Se 163 demitidos receberem um salário mínimo cada (nivelando por baixo), então serão aproximadamente R$65.000 mensais a menos em nossa cidade, sem contar arrecadação de impostos e etc.
É utópico acreditar que o acordo com os produtores rurais garante os recursos para o município pois esta é uma pequena parte beneficiada no âmbito da economia da cidade já que os demitidos não possuem mercado de trabalho oferecendo recolocação.
Se vai a Cotoches, esforço de todos se faz necessário para que não tenhamos um quadro caótico em nossa cidade.
Menos recursos significam menos dinheiro para todos, mais inadimplência, maior criminalidade a médio prazo; e a longo prazo uma evasão de comércios, investimentos e pessoas.
E todo o discurso que todos sempre fazem sobre a localização geográfica, a passagem da BR e etc ?
Não dá pra ficar sem perguntar quem é que ganha com isso.
Subsídios de impostos, doação de áreas para um parque industrial, subsídio de formação e capacitação de mão de obra são coisas obrigatórias de se pensar para que possamos reverter a situação e não nos tornarmos uma cidade abandonada.(3)

Créditos
(1) Da coluna Mercado Aberto da Folha de São Paulo de 25/01/2009
(2) Da revista da ANAPAR - http://www.anapar.com.br/noticias.php?id=378
(3) Do Rio Casca On Line de 05/01/2009 - http://riocascaonline.com.br/

2 comentários:

  1. O que aconteceu em Rio casca foi uma vergonha e não tem nada a ver com a marolinha. No momento que foi fechada a fábrica, estive em Rio Casca e conversei com os ex-funcionários. Eles estão estarrecidos pela decisão e a forma como a perdigão agiu. Na realidade, como toda empresa capitalista, ela só visa o lucro. Não estão nem aí com a economia local, a população que se exploda. Na reunião fui informada, que seus Executivos(Perdigão) humilhou os funcionário e a empresa, dizendo que aquilo alí não pode ser considerada uma empresa, que tudo aquilo era um lixo, que o leite é de péssima qualidade, que a empresa está ultrapassada e que eles apenas queriam a marca, portanto não justificava manter alí. Então José não tem nada a ver com a Marolinha como vc disse e muito menos Governo Federal. Agora só falta dizer que minhas dívidas no cartão de crédito é culpa do Governo Federal e do PT. Não sei qual foi sua intenção, apenas critico a forma como vc colocou, estou aqui perto, discutindo com o povo, sei exatamente o que está passando. A culpa é do SISTEMA CAPITALISTA NEOLIBERAL

    ResponderExcluir
  2. O Que está acontecendo em Rio Casca é reflexo de um Pais com pessoas corruptas, onde a roubalheira anda solta, onde quem está no poder só pensam em corporativismo, só pensam em si próprios, principalmente entre o meio político. VAMOS PENSAR EM LEVAR MAIS OPORTUNIDADES PARA A REGIÃO DE RIO CASCA POLÍTICOS DA REGIÃO, VAMOS TOMAR JUÍZO NA CABEÇA, A REGIÃO ESTÁ EMPOBRECIDA, COTOCHÉS ESTÁ INDO, MAS VOCÊS PRECISAM SE MECHER, CADÊ OS DEPUTADOS, OS VEREADORES DAS PREFEITURAS DA REGIÃO, CADÊ OS PREFEITOS, CADÊ GOVERNADOR DO ESTADO, CADÊ O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, PARA SE JUNTAREM E TRAZEREM NOVAS OPORTUNIDADES PARA A REGIÃO???

    Na época das Eleições os políticos vem até Rio Casca pedir VOTOS, SIMPLESMENTE VOTOS, mas depois que ganham, ninguém vem unir-se ao povo, pensar em desenvolvimento local, pensar em novas oportunidades, criar novas vagas de emprego, formar melhor os jovens locais, cuidar melhor da Educação da região, pagar melhor os professores, que estão em greve a quase 6 meses, cuidar da saúde, cuidar do povo em geral. Na verdade, os políticos só querem defender o bem próprio, praticar mensalão mineiro, ocupar gargos em empresas onde possa praticar e defender seus próprios benefícios (crimes contra nosso povo), tirar benefícios de tudo enquanto é obra que é feita neste Pais.

    Este negócio de jogar a culpa SISTEMA CAPITALISTA é uma desculpa que nós petistas temos para justificar tudo e não dar nomes aos boi na hora certa...

    PARA COM ISTO GENTE! VAMOS PARA COM ESTA VERGONHA NACIONAL, ESTA MOLEZA QUE TODO POLÍTICO GOSTA, VAMOS IMPLANTAR REGRAS IGUAIS NA CHINA, INGLATERRA, ALEMANHÃ, ESTADOS UNIDOS, CANADÁ, ONDE OS POLÍTICOS TRABALHAM, OS IMPOSTOS SÃO EMPREGADOS A SERVIÇO DO POVO E SEM ESTA ROUBALHEIRA DO INFERNO... RIO CASCA ESTÁ SOFRENDO POR FALTA DA COTOCHÉS, MAS VOCÊS DEVERIAM É LUTAR PARA LEVAR OUTRAS FÁBRICAS E INDÚSTRIAS NOVAS PARA A REGIÃO DE RIO CASCA. VAMOS DEIXAR DE CONVERSA FIADA E VAMOS AGIR POLÍTICOS DA REGIÃO. VAMOS DEIXAR DE DEMAGOGIA, A COTOCHÉS SE FOI, APOIEM, CRIEM, INSENTIVEM OUTRAS EMPRESAS PARA VIREM PARA A REGIÃO E PRONTO..... JOSÉ DE OLIVEIRA.

    ResponderExcluir