Seguidores

sábado, 9 de fevereiro de 2008

guillotin

Louis 51 que ponha a barba de molho.

Pode perder a cabeça, como Louis 16. Duzentas e Cinco Mil Pilas em supermercados. Vinte e Três Mil Cantantes de picanha argentina. Cento e Trinta Mil Carvões numa academia para os seguranças do Palácio do ABC. É o troco que vazou dos cartões corporativos dos pajens de Louis 51, Magnífica Alteza Imperial do País das Maravilhas. Há ainda modestos Seis Milhões de Dindins que somem na rubrica Presidência (mas não é "Império" ?) Despesa secreta, Caixa Dois, Segurança Nacional.

"Cortem-lhe a cabeça" sentenciaria a Rainha Louca, da "Alice", de igual País das Maravilhas. Louca nada, atinada. Por menos, cortaram as cabeças de Maria Antonieta e Louis 16, que escreveu no seu diário "Rien" ("Nada"), quando parou em Varennes na noite em que a Bastilha caiu, tomada por hordas de sans-culottes. Louis 16 também não sabia rien de tout (nada de nada), como seu póstero Louis 51 mais de um século depois. Mas capturado pela choldra, soube. A sentença extensiva à digníssima esposa Rainha Maria Antonieta separou as cabeças dos corpos em festança popular, aplaudida pela ralé aos uivos. A escória endeusa. Mitifica. Decapita. Santifica. Attention Louis 51!

Quem não conhece a História repete-a, primeiro como farsa e depois como tragédia, advertem marquescistas, adeptos do português Marques. Louis 51 decapitado será farsa e tragédia na mesma festa, ainda mais se extensiva à Rainha mãinha, recém-recauchutada e pronta para celebrações populares, como testemunhamos nas fotos da Veja.

Louis 51 e a Rainha mãinha surfam no furacão do farrão dos 11.500 cartões corporativos secretos, com que a zelite e a mídia golpistas tentam desmoralizar o mais bem avaliado governo nunca antes visto neççepaíz, reeleito com 62% de votos válidos, 68% de aprovação e 51% de "ótimo e bom" nas últimas pesquisas. Sem chance. A patuléia arrenega a má fé.

E daí que o Louis 51 e sua corte comeram e beberam Dezesseis Milhões de Tutus em um reles aninho ? E daí que a assessora para assuntos aleatórios, botox, lipo, fashion, cabelos, maquiage da mãinha capine Quinhentos Mil Bagos por mês, Cento e Cinquenta Mil na boca do cofre ? Iguais reformas e custos fossem para dona Rute e o pt derrubava o governo.

Les copains (a turma do copo) rolaram sobre quase Setenta e Seis Milhões de Carunchos, dos quais Cinquenta e Oito Milhões, vivos, escafederam-se pelo mau cheiro do ralo sem deixar pistas. Sumiram pelo (para o) ladrão.

O sinistro bernardo, do planejamento, mordeu Trinta e Cinco Milhões de Bagulhos, quase Três Milhões por mês. Farreou metade do farrão sózinho. Milhõezinhos abobalhados cairam nas redes do sinistro da pesca. A Premera Fia lurian torrou Cinquenta e Cinco Mil Pacotes na reforma da sua modesta habitação de Floripa.

A ex igual racial, que dançou lambusada pelo melado do corporativo, bóda (esposa do bode) respiratória, pobrinha, tem sucessor. O novo afrão é deputado, tem vários mandatos de vereador e um feito heróico -- desovou feriado novo, Dia do Zumbi, afinal é o governo dos trabalhadores. A defenestrada é autora da frase dita ao mundo na BBC: "Racismo de preto contra branco pode". Seu cartão hospedou-se em hotéis de luxo, biritou em botecos de truz, pagou compras em free shops e bocas livres em restaurantes de grife. Sua igualdade racial custou Cento e Oitenta Mil Cráu-Ni-Nóis no ano passado. Aplicou apliques em aluguéis de carro suficientes para montar uma frota, será a benedita? Deixou o cartão-tapioca babando de inveja. Admitiu que "errou", é cumpanhera errante a ser perdoada.

Um Bilhão e Setecentos Milhões de Jabaculês em diárias de viagem enchem as malas dos cumpanheros acertantes. A presidenta da Embratur cumpanherou 328 mil pecúnias num ano. FHC, o Príncipe, gastou mais do que Louis 51, acusa "nosso" franklin pelas bocas de aluguel da mídia chapa-branca.

Falô e diççe.

A cabeça de Louis 51 mantém-se sobre o pescoço. A minha não. No uso do meu direito constitucional à isonomia, exijo isonomia racial com a rataiada obesa.

GUILHOTINA JÁ!

De Ferreirá
Neil Ferreira é publicitárioneilferrei@gmail.com

No Diário do Comércio de 08/02/08

PT e PSDB 0 x 0

PT e PSDB dividem e disputam a hegemonia política do país há muitos anos. Isso não é novidade para ninguém. Foi na eleição de 1994 que os partidos se consolidaram como pólos do jogo democrático. Tudo indica que em 2010 continuará sendo assim -embora, sem Lula, Ciro Gomes possa romper a monotonia dessa gangorra.
Fernando Henrique, que ao longo da vida -como intelectual e político- viu coisas importantes antes dos outros, disse certa vez que PT e PSDB competiam para ser a locomotiva das forças do atraso no processo de modernização do país.
É verdade. Resta saber o que exatamente resultou das alianças políticas firmadas e dos compromissos assumidos por tucanos e petistas. Ou quanto eles próprios revelaram ser identificados com o atraso que prometiam combater. Não é um jogo muito bonito e deve acabar 0 x 0. A história fará melhor balanço.
O fato é que tucanos e petistas, como lembrou Elio Gaspari, se parecem no essencial. Mais, talvez, do que gostariam. Convergiram para o centro, tornaram-se pragmáticos e cínicos no exercício do poder.
O efeito dessa hegemonia tucano-petista sobre o pensamento crítico foi devastador. Quantos radicais do nada, quantos Fla x Flus imaginários! Mas tudo sempre pode piorar. Em termos de degradação moral e miséria intelectual, nada supera hoje certos blogs politicamente aparelhados por PT e PSDB.
Farei como falou um dia Demétrio Magnoli: não direi seus nomes, assim como não jogo lixo na rua. O pequeno dândi que serve a Lula e o grasnador a serviço do serrismo são, no fundo, a mesma pessoa. Um não existe sem o outro. Funcionam, além disso, como seitas virtuais, mobilizando um restrito grupo de seguidores ruidosos que costuma mimetizar até jargões e cacoetes ofensivos dos gurus. É lamentável.
No caldeirão fervilhante desse parajornalismo rebaixado, é impossível discernir o que é engajamento, o que é negócio e o que é só lobby de si mesmo. PT e PSDB -tudo a ver.

FERNANDO DE BARROS E SILVA na Folha de São Paulo de 09/02/08

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

MEU MODO DE SER

Não venha proibir o meu modo de ser
Dizendo o que eu devo dizer e não devo fazer
Ditando normas e conceitos
Querendo que eu tenha preconceitos de mim

Desrespeitar meus sentimentos
Escolher o que é melhor pra mim
Dizer que a minha roupa é antíquada
Que o meu cabelo fica melhor assim

Não quero assistir esse filme
Que você mostrar na tela
Que mostra castelos e sonhos
Esconde a realidade e a favela

Eu quero ter a liberdade
De enxergar a realidade
Não quero tapar o sol com a peneira, não
Quero ser livre e viver a minha maneira

(Carlos Benethi/Manoel Hélio)

www.tribunaescrita.blogspot.com/

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Carnaval movimenta as cidades da região

O Carnaval começa oficialmente hoje, mas já tem muita gente pulando sem parar, há vários dias, em Carangola, Simonésia, Ipanema, Abre Campo e Raul Soares. Em Manhuaçu, a galera do Mé-Açu abriu sua festa numa comemoração no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia. Em Manhumirim, a Mula Atômica arrastou, na madrugada de hoje, pelas ruas do Centro centenas de foliões, que mostraram fôlego de sobra para dançar até quarta-feira de madrugada. Confira a programação na agenda do Portal Caparaó.

Carangola começou antes de todo mundo. A festa teve início na quarta-feira, mas ganha maior dimensão neste sábado e domingo. Em Raul Soares, os foliões já se divertem desde quinta-feira com shows e muita disposição.

Na cidade, blocos levantam a multidão, dando a exata medida do agito da folia em Raul Soares, que atrai gente de Belo Horizonte e de todos os municípios vizinhos.

Em Abre Campo, Caputira, São João do Manhuaçu e Matipó, a folia não é menos intensa. A cidade de Ipanema já respira animação na avenida Sete de Setembro. O palco anima os foliões e puxa blocos caracterizados e a bateria tradicional.

A animação corre solta em Simonésia. Conhecida por seus blocos, a cidade tem trio elétrico, bandas e os grupos tomando conta das ruas.

Em Manhumirim, a festa começou com bloco e tem muitos shows e animação numa programação com atividades durante o dia, a noite e até a madrugada. As bandas mostraram que têm fôlego para incendiarem a galera.

Carlos Henrique Cruz - 02/02/08 - 14:42 - portalcaparao@gmail.
Fonte Portal Caparaó