Seguidores

domingo, 2 de setembro de 2007

Concurso de Qualidade de Café em Minas Gerais




Prazo de inscrições termina sexta
Os cafeicultores do Estado têm até o próximo dia 6 de setembro para participar do 4º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por intermédio da Emater, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla). A inscrição e a entrega das amostras de café podem ser feitas até quinta-feira da próxima semana, em qualquer dos escritórios da Emater.
O objetivo do concurso é incentivar a constante melhoria da qualidade do café como meio mais eficaz para a conquista de mercados diferenciados e, assim, aumentar a renda obtida com o produto. Podem se inscrever e concorrer todos os cafeicultores dos municípios do Estado de Minas Gerais, com amostras da espécie Coffea Arábica, produzidas na safra 2007/2008. A inscrição é gratuita.
Cada cafeicultor poderá participar com apenas uma amostra em cada uma das seguintes categorias: Café Natural, sistema pelo qual o café recém-colhido, após passar por um processo de lavagem, é levado para o terreiro para secar ao sol e/ou para o secador; e o Café Cereja Descascado, Despolpado e/ou Desmucilado, sistema em que os frutos verdes e secos são lavados e separados dos frutos maduros, que passam por um descascador, seguindo, posteriormente, para um tanque de fermentação ou para um equipamento chamado desmucilador e, em seguida, para a secagem.
Os produtores das 15 amostras melhor classificadas nas duas categorias receberão Certificado de Participação. Os cinco primeiros colocados em cada categoria receberão ainda máquinas, implementos e insumos. Mas o melhor prêmio é a oportunidade de participar de um leilão com compradores nacionais e internacionais, em Belo Horizonte, na segunda quinzena de novembro. O lance mínimo das ofertas será de 50% acima do valor de mercado no dia do leilão. No último ano, o vencedor, Nilson dos Santos Saturnino, do município de Araponga, na Zona da Mata, obteve mais de cinco vezes o valor de mercado pelo café produzido em sua propriedade de menos de três hectares, a 1.250 metros de altitute.
O 3º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas, realizado em 2006 recebeu 1.598 amostras, de todas as regiões produtoras no Estado. O número de inscrições foi mais de 80% superior ao da edição anterior, de 2005, o que demonstra a repercussão alcançada pela iniciativa. Este ano, segundo o coordenador de Culturas da Emater, Marcelo de Pádua Felipe, são esperadas mais de 3 mil amostras.

Copiado do Portal Caparaó

Um comentário:

  1. Beijos a todos de siricita, em especial a você Aline, que vai se casar no dia 04 de outubro.
    Um abraço de sua prima Lucilene.
    João Monlevade.

    ResponderExcluir